HOME | A ARTISTA | OBRAS | DESTAQUES | FALE CONOSCO  
 
          
 
VERA FEZ JESUS CRISTO SORRIR

Em alguns lugares do planeta pode ser encontrada uma imagem diferente de Jesus Cristo, em que ele aparece sorindo e usando um manto azul sobre as vestes brancas. Este Jesus existe desde 1998,quando a professora de piano e artista plástica autodidata Vera Castro Valareschini, que nasceu e reside em Maringá, recebeu uma missão dos organizadores do primeiro Hallel da cidade. Pediram-lhe que pintasse um Cristo que tivesse a ver com o objetivo da festa, dirigida principalmente aos jovens. Nascia ali um dos quadros sacros mais conhecidos da atualidade.

Jesus vinha sendo retratado com a filosofia carregada, expressando tristeza e sofrimento na maioria das vezes; ao criar um Cristo sorridente, Vera Castro

 

surpreendeu as pessoas. "O que muita gente diz é qu ai vê-lo sorrir existe uma sensação d paz", confidencia a pintora. Testemunhos não faltam. Um deles revela o caso de uma pessoa internada em um hospital curitibano que sonhou ter visto Cristo sorrindo dentro de seu quarto. Na mesma semana, os familiares vieram buscar o quadro em Maringá, que foi levado para o hospital. "Há pessoas que, passando defronte a galeria, costumam ajoelhar e fazer o sinal da cruz", conta Jane irmã deVera,que auxilia na loja onde as obras estão expostas. Há relatos de gente que disse curada de doenças por causa da imagem.

No final de novembro um grupo de norte-americanos veio a Maringá e ao conhecer a Catedral de Nossa Senhora da Glória deparou-se com o quadro. Atraídos pela imagem, lotarma a galeria e levaram nada menos que seis quadros para os Estados Unidos. A beleza do trabalho impressiona, pois apresenta o Nazareno com feição plácida, tranqüila, e, ao mesmo tempo, alegre. Até agora as principais imagens do rosto de Jesus Cristo eram as do atradicional Coração de Jesus e do ator Robert Powell, que interpretou Cristo no filme dirigido por Franco Zefirelli. O Cristo de Vera Castro aparece, portanto, como uma novidade pois se contrapõe às feiçoes dos demais, mostra-o alegre. de alto astral.

Tese de Mestrado - Vera, que não gosta que a vejam pintando,nunca se preocupou em fazer cálculos, mas estima que tenha feito mais de dois mil quadros de Jesus sorrindo. As pinturas estão espalhadas por vários países, do Vaticano a apartamentos de personalidades brasileiras. Ela prefere pintar um a um, e para isso se isola. Fia concentrada e costuma limpar o pincel na própria roupa. cada quadro demora em média um dia para ficar pronto. E Vera trabalha geralmente das 7 às 20 horas, e pra ela não tem sábado, domingo ou feriado.

Uma das preocupações é controlar as cópias piratas do seu trabalho, que está patenteado. A cada dia a vigilância sobre apirataria aumenta, dado o sucess popular do quadro, que acaba sendo irregularmente produzido em vários

materiais. Ela certamente nem pensava que isto iria acontecer quando produziu o primeiro quadro, que ficou exposto no Hallel, que recebeu 15 mil visitantes. Até então ela se dedicava a pintar paisagens e retratos, raramente pintava algo sacro. Jesus sorrindo fez tanto sucesso que hoje ela dedica a maior parte de seutempo à Ele. Vera Castro Valareschini descobriu a pintura depois do falecimento de seu marido, Aldenício de Souza Castro, que era proprietário de uma acadêmia de judô em Maringá. Aldenício faleceu quando eles ainda residiam em Cuiabá. Vera retornoou a Maringá, com os dois filhos (Mateus Felipe, advogado, e Romira Beatriz), 9 anos atrás.

"Jesus sorrindo" virou até tese de mestrado em Santa Maria, Rio Grande do Sul, apresentada por uma estudante religiosa, que veio a Maringá fazer a pesquisa. A idéia é apresentar a influência que a imaem de um Cristo que sorri causa nas pessoas. "Ela sente amor ao pintar Jesus sorrindo", frisa Jane. "É o quadro que ela mais ama fazer". Vera Castro é maringaense de nascimento e tem outros 4 irmãos. Foi professora de artes em colégio e é pianista. Aos 51 anos de idade, ela sobrevive apenas de suas pinturas, comercializadas para todo o Brasil e exterior.

Revista Página 9 - Edição novembro/dezembro/2003
 
  Nosso Endereço

   Av. Anchieta, 1140 - loja 02 - Zona 02
   Fone (44) 3226-1514 / 9921-0347
   E-mail:
valareschini@valareschini.com.br
   Maringá - Pr
HOME | A ARTISTA | OBRAS | DESTAQUES | FALE CONOSCO     
© Copyright 2007 - Valareschini Galeria de Artes Plásticas  
Desenvolvidor por - Media Systems - Soluções em TI